terça-feira, 20 de abril de 2010

E aí, fé?

Quando eu ainda era bebê, fui batizada. Aos 11 anos terminei meu catecismo e aos 15 participei do EJC (Encontro de Jovens com Cristo), que foi ótimo, por sinal. Estudei em colégio pequeno com ensino religioso toda sexta-feira, até a quarta série, e às vezes ia com minha avó até o NEIL (Núcleo Espírita Investigadores da Luz).
Mas a verdade é que: eu não tenho Fé. Ao menos não Fé em Deus.

Por favor, bom samaritano, não fique horrorizado. Não estou pendendo pro lado do Diabo ou coisa do tipo, até porque, não tenho Fé nele também. Nem venha pensar que é questão de rebeldia, porque meus 13 anos passaram já faz lá certo tempo.
Eu não nego Deus, Alá, Buda, Zeus, Iemanjá, ou o que quer que seja; apenas não me importo com a existência ou não de nenhum deles. Cultuá-los então, não está exatamente entre as 10 coisas que quero fazer no mundo. Toda essa questão divina não me aflige de todo.
Qual era a face de Jesus? Houve realmente um dilúvio? Terá mesmo Cronos, incentivado pela mãe, Gaia, separado o Céu e a Terra? Era Jesus o verdadeiro messias? Espíritos caminham entre nós? Existe Destino? Carma?
Não me importo. E não me importo MESMO.
Eu leio sobre religião como leio literatura:
‘Olha que historia legal.’
‘É baseada em fatos reais?’
‘Sei lá! Próximo.’
Minha crença em Deus se equipara a minha crença em fadas, orixás, gnomos, anjos, etc. Pra mim, estão no mesmo patamar de realidade.

Não tenho orgulho nem vergonha de dizer que não tenho Fé. Também não cultivo preconceito por crente nenhum (exceto contra aqueles que se auto declaram a costela do próprio Deus e me vêm com suas chatérrimas verdades absolutas). Por sinal, se tem algo que eu aprendi na vida e não abro mão é o Respeito, que me foi muito bem ensinado pela senhora minha vó, espírita praticante, e independe de questões filosofo-religiosas (estando também diretamente ligado à formação do que desenvolvi como conceitos de Certo e Errado).
Tem gente que acha que quem não Crê em Deus: mata criancinhas, tem ligação com o Mau e não tem Amor no coração. Pois bem, eu TENTO ser o melhor que posso e espero que seja o suficiente pro que quer que venha por aí.

Aí chega um evangélico e diz que eu vou pro inferno.
Daí eu respondo que, se houver mesmo um, até onde eu sei, haverá antes um julgamento final realizado e decidido por Deus, com presença do Satanás. Veja bem, decidido por Deus. Então, que o sujeito não me venha declarando sentença, pois, pelo meu sistema de peso e medida, menos pesa uma vida boa e sem fé do que um fiel que se considera o próprio Ele, o que geraria um controvérsia, pois, na verdade, este teria Fé apenas em si mesmo e sua devoção a uma outra figura divina seria unicamente hipócrita.
Mas enfim, o que eu quero dizer com tudo isso é só que: Me deixem em paz. Não me joguem na fogueira ou rezem preces pela minha alma perdida, ok? Eu estou bem. Não tentem me fazer orar 50 aves-marias ou 1500 padres-nossos, porque, se não há fé, eles não passam de palavras decoradas. Também não estou pedindo ou desejando que todos abandonem suas religiões, muito pelo contrário, se você acredita, vai com tudo.
E é isso, que seus respectivos deuses e santos os abençoem e tchau.

6 comentários:

Anônimo disse...

E certa vez jesus disse:
(Marcos 16:16) - "Quem crer e for batizado será salvo;
mas quem não crer será condenado."
A questão é...basta apenas ter fé, e ela vem com a crença
de que Jesus morreu por nós...e levou com Ele todos os nossos pecados.
Se não temos fé, não cremos que ele foi crucificado por nós, pecadores,
para que tenhamos a vida eterna ao lado Dele.

Apenas adimitir sua existência é um erro. Como o Próprio diz:
(Mateus 7:21) - "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará
no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai,
que está nos céus."
para fazer a vontade Dele, temos que crer, isto é, ter fé.
A falta da crença nos levaria a um mundo onde não faríamos sua vontade,
e estaríamos nos condenando por causa disso.

Sim, é verdade...haverá um julgamento para todos nós no último dia,
mas se morrer-mos sem Cristo em nosso coração, se morrer-mos sem ter feito sua vontade,
sem ter crido que Ele morreu por toda a humanidade, não estamos sendo merecedores da vida eterna ao seu lado.


Pensa com carinho...e reflete um pouco nessa passagem... não fui eu quem inventou isso...
é o próprio Deus falando conosco...

Lembranças...

Palapala disse...

Uma coisa que eu nunca entendi muito bem no Deus e deuses e deusas que se falam, foi essa necessidade de veneração. Porque uma criatura tão pura e perfeita se apegaria à necessidade de ser venerado?
Não bastam as boas ações? Não basta fazer o Bem? Tem-se também que, obrigatoriamente, adorá-lo(s) diariamente?! Perdir-lhe(s) favores diretamente?! Provocar dor em si como agradecimento por uma prece?!
Isso pra mim já seria um pecado capital, o orgulho.

Bom, gostaria de poder responder diretamente, mas, como vc não tem face, nome ou endereço, vai por aqui mesmo.
"basta apenas ter fé" "Pensa com carinho...e reflete um pouco nessa passagem... "
Olha, eu não neguei a Fé. Simplesmente não a tenho, nem a busco. Não tenho "raiva" da Mensagem, se é isso que se pensa. Inclusive, sigo muitos dos princípios católicos, meio em que fui criada; não sou uma rebelde sem causa que sai destruindo tudo e todos que estão por aí. Eu não ter fé não implica eu não ter caráter, como também não implica que eu desacredite de toda e qualquer mensagem que tenha vindo de um livro religioso, ok? Não ser católico, protestante, budista, mórmo, espírita ou etc, não significa que a pessoa seja exatamente o oposto daquilo que não se é.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

oi may, caramba vc escreve MUITOOOOOOOOOOOO bem, andei dando uma lida nesse e em outros textos seus daki, e é cada um mais fascinante q o outro *-*, esse ae da fé foi show de bola ;D. O shalom bem q podia dar uma lida nesse seu texto tbm pra ve se eles maneram um pouco na insistência deles qnt a religião ¬¬

Toda vez q tu escrever um texto me envia um recado pelo orkut pra eu dar uma lida ^^, vou ficar acompanhando sempre seu blog, virei seu fã hehehehehehe xD

;**

Jalyson disse...

hahahahahhaa nem é.
inacreditavelmente, tem uma menina lá na sala da facul chamada gabriela borba tbm!
IUAHSIUHDIUHAS

depois eu volto aqui pra ler esse texto, parece ser ótimo, mas me parece ser grande agora também xP

Anônimo disse...

lê ate o final por favor...

Olha May...existem tantas perguntas que o próprio homem não sabe (ou não pode) responder...como vc mesma disse: "Porque uma criatura tão pura e perfeita se apegaria à necessidade de ser venerado?" sabe... sinceramente..não tenho tanta sabedoria pra te responder...sabe..eu mesmo ja parei pra me perguntar o porque de nós existirmos...(se é que nós realmente existimos),
sabe...não tem como responder a esse tipo de pergunta...
mas dai que vem a fé... eu creio que Jesus veio ao mundo... e creio tambem que Ele veio pra nos salvar. Como Ele mesmo disse, somente será salvo aquele que crê n'Ele. Vc tá certa quanto às boas açoes...mas não bastam apenas elas... tem que ter algo mais entende?

(Mateus 7:21-23)- "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."

nessa passagem podemos enxergar isso... muitos profetizarão em nome do Senhor, e expulsarão demonios em nome Dele... isso se encaixa nas boas obras... mas o que Jesus disse? "Apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade."

pq Ele falou isso?
o que vc acha?
eu creio que essas pessoas não tinham fé e não praticavam as obras do Senhor...

sabe May..existem muitas duvidas em nosso mundo...mas temos que seguir um ideal... nesse caso..que creio que o mais apropriado seja Jesus, pq eu creio na doutrina Dele, creio nas suas palavras... e te falo isso pq gostaria que vc tbm visse o mundo dessa forma...
ou vc acha que tudo que existe...todas as pessoas... simplesmente existem...e surgiram do nada?

olha May..tenta buscar a fé...
através dela muitas de nossas perguntas são respondidas...

olha o que jesus falou sobre a fé:
(Mateus 17:14-20) - "E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo:
Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;
E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.
E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.
Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível."

bom...termino por aqui...depois a gente conversa pessoalmente,
queria te falar umas coisas...

lembranças, May...
e que a paz do Senhor seja contigo...